O que temos nos bolsos?
Uma inusitada história de amor por Etgar Keret18 de julho de 2014
Para Etgar Keret, a vida diária é imprevisível. Criar um filho, mentir para o chefe ou fazer um simples pedido em uma lanchonete podem desencadear situações absurdas. O que dizer então dos objetos que guardamos nos bolsos? O estopim para uma inusitada história de amor.
Um dos contos que integram o lançamento De repente, uma batida na porta, primeiro livro do escritor israelense publicado no Brasil, inspirou o curta homônimo de Goran Duckic. Selecionado para a mostra oficial do Festival de Sundance de 2013, O que temos nos bolsos? recebeu os prêmios de melhor curta-metragem do People’s Choice Award e do Festival de Nantucket no mesmo ano. Assista ao filme legendado:
☛ Leia o conto: O que temos nos bolsos?
Mais de 40 histórias adaptadas para o cinema
Publicadas em mais de 34 idiomas, as histórias de Keret já deram origem a 40 curtas. Em 2006, o mesmo Goran Duckic já havia transposto uma delas para o cinema, Wristcutters: A Love Story, uma road trip de três suicidas em uma espécie de limbo dedicado àqueles que tiraram suas próprias vidas. Recheado de humor negro, o longa-metragem lhe rendeu o prêmio de melhor diretor do Festival Internacional de Seattle.
O próprio Keret também é cineasta. Ao lado da mulher, Shira Geffen, escreveu e dirigiu Meduzet (Água-viva), filme vencedor do Cámera D’Or do Festival de Cannes em 2007 — honraria destinada aos estreantes em longa-metragem.
Para celebrar os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a dupla participou de Stories on Human Rights (2008), iniciativa da ONU que reuniu 22 curtas inspirados nos preceitos da Declaração. Assista à What about me?, produção de Keret e Geffen sobre dignidade e justiça:
Leia também:
☛ Etgar Keret apresenta De repente, uma batida na porta
☛ Dê uma chance ao acordo, artigo do escritor sobre o conflito Israel-Palestina
O Keret é simplesmente genial! Só pode! O que são essas produções inspiradas nele ou feitas por ele?! Quero ver todos os filmes. Quero rever todos os curtas todos os dias… Quero muito ler esse livro!