O que esperar de “Animais Fantásticos e Onde Habitam”
por Pedro Martins26 de novembro de 2015
Para você que viveu em uma caverna nos últimos tempos ou está confuso sobre o que trata Animais fantásticos e onde habitam, este é o lugar certo!
Animais fantásticos é a estreia de J.K. Rowling, autora da série “Harry Potter”, como roteirista. Inspirado (e não baseado) no livro homônimo, o filme trará uma trama inédita com o protagonista Newt Scamander, o famoso magizoologista que escreveu o livro-texto que os bruxos tanto usam – e que você, trouxa ou No-Maj, também pode adquirir sua cópia publicada pela Editora Rocco.
Acontece que Animais fantásticos, o livro, tem pouco menos de 100 páginas e, como vocês já devem saber, não traz uma história, mas sim informações sobre as feras mágicas. Logo, está sendo um sentimento diferente para todos os fãs, pois antes, com “Harry Potter”, nós já conhecíamos os enredos pelos livros, sabíamos pelo que esperar.
Desta vez, o que nos foi confirmado é que a história do filme se passa em Nova Iorque, em 1926, quase 70 anos antes do nascimento de Harry Potter. Um anagrama de J.K. Rowling, publicado por ela no Twitter, tinha a resolução “Newt Scamander só pretendia ficar em Nova York por algumas horas”, algumas circunstâncias fizeram que ele permanecesse por mais tempo na cidade… Mas quais seriam elas? Talvez a Entertainment Weekly tenha nos revelado alguns detalhes sobre isso recentemente.
Diante de tanto extremismo e falta de amor que o mundo vem presenciando, Rowling decidiu fazer esses assuntos presentes em sua nova obra. À época, os Estados Unidos eram bruxofóbicos! A comunidade de bruxos americanos com a qual Newt se depara se esconde amedrontadoramente dos trouxas, que, em uma cena filmada recentemente, protesta por “uma segunda Salém”. Lembram-se do julgamento das bruxas de Salém? É, esse mesmo!
Mas a história não para por aí. Como sabemos, o talentoso Newt viajou o mundo para escrever Animais fantásticos, então foi revelado que ele possui um dispositivo mágico, semelhante à bolsa de Hermione Granger, que é bem maior por dentro – uma maleta de couro. Dentro dessa maleta, “existem habitats expansivos para uma coleção de animais mágicos, raros e ameaçados”. Um objeto bem importante – e perigoso -, não? Imaginem se algum ou vários animais saíssem dessa maleta? Pois é exatamente isso que acontece. A trama do filme, ao que indica a EW, retrata o que acontece depois disso.
Ah, estes aí de cima?! Eles são o elenco fantástico! Em ordem, da esquerda para a direita: Katherine Waterston como Porpentina “Tina” Goldstein, Eddie Redmayne como Newt Scamander, Alison Sudol como Queenie Goldstein e Dan Fogler como Jacob Kowalski.
Tina, trabalhadora do Congresso Mágico dos Estados Unidos da América (MACUSA, a versão estadunidense do Ministério da Magia) é o interesse amoroso de Newt e deseja lutar pelo que é certo. Sua irmã e companheira de quarto, Queenie, é uma “legilimente” (que pode ler mentes) de grande coração e espírito livre. E o Jacob? Ah, o Jacob… Ele é interpretado pelo carismático Dan Fogler, que há um tempo estabeleceu uma fortíssima ligação com os fãs brasileiros por meio do Twitter; o primeiro protagonista Não-Mágico da franquia, otimista, operário e aspirante a padeiro, introduzido ao Mundo Mágico quando conhece Newt.
Mas mantenham a calma que não temos só eles no elenco, oras! Graves, interpretado por Collin Farrel, é um poderoso auror e braço direito do presidente americano do Mundo Bruxo. Samantha Morton dará vida à Mary Lou, a líder do grupo extremista “Secon Salamers” – aquele que busca destruir os bruxos. E Ezra Miller, que trabalhou com Emma Watson em As vantagens de ser invisível (Patrick), é o filho adotivo problemático de Mary Lou, Credence.
As especulações quanto ao filme são imensas por parte de todo o fandom, mas a última coisa que temos certeza é alguns dos animais que aparecerão na telona: Pelúcio, Cinzal, Mortalha-Viva, Agoureiro, Tronquilho, Crupe e os Sereianos.
Com direção de David Yates, Animais Fantásticos e Onde Habitam tem previsão de estreia para 17 de novembro de 2016 no Brasil.
Estamos a menos de um ano da grande data! Como estão os nervos de vocês? Têm alguma especulação que gostariam de nos contar?!
Pedro Martins é webmaster do site Potterish.