O prazer de escrever para crianças

Por Thalita Rebouças
15 de agosto de 2014


Thalita e Bia

Thalita Rebouças e sua afilhada (e musa) Bia na FNLIJ 2014.

Desde que lancei meu primeiro livro infantil,  Por que só as princesas se dão bem?, passei a ter maior contato com o maravilhoso mundo das crianças. Nunca soube falar com elas. Não tinha jeito, tampouco palavras, não compreendia mesmo. Com a primeira edição esgotada em menos de um mês, entendi que podia, sim, me comunicar, e bem, com pirralhos.

Trato criança de igual para igual; se elas não querem falar comigo, não falo com elas. Simples assim. Não quero ser a tia chata, quero ser a amiga gente boa. Afinal, não é fácil ser criança. Tem que dormir na hora que mandam, comer o que não está com vontade, ouvir uma infinidade de “nãos” por dia, todos os dias, dar beijo em adultos chatos (e às vezes com bafo) só porque a mãe mandou… Pobres pequenos! Fico feliz em poder fazer companhia para eles.

Bia nao quer dormirApesar de as crianças não terem muita noção do meu papel num livro (sou só “a moça que escreveu”, como explicou, no lançamento, uma mãe para a filha, que, pela reação, achou essa a informação mais desinteressante do mundo), é bacana ouvir o relato de mães que me contam que os rebentos leem minha história repetidas vezes, levam para cima e para baixo, riem com todos os dentes.

O primeiro livro inspirado na Bia (afilhada e musa) me fez tão bem que resolvi transformar em livro outro episódio com ela, ocorrido numa noite em que ela não conseguia dormir e eu sugeri que contasse carneirinhos. Como vocês sabem, crianças hoje vêm com um chip diferente. E adoram argumentar. Assim, quem quase perdeu o sono fui eu, tendo que me safar das inúmeras perguntas que ela não parava de fazer sobre os carneirinhos e o porquê da contagem. Suei frio no dia, mas ri, me surpreendi e escrevi meu novo título: Bia não quer dormir. Recomendado para crianças perguntadeiras, com ou sem problemas de sono.

 

Thalita Rebouças se autodefine como a escritora mais animada do Brasil. A “musa teen”, que tem 17 livros publicados e soma mais de 1,4 milhão de exemplares vendidos, estreou na literatura infantil em 2013 com Por que só as princesas se dão bem?.

TAGS: Bia não quer dormir, literatura infantil, Por que só as princesas se dão bem?, Thalita Rebouças,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *