LEIA O LIVRO, OUÇA AS MÚSICAS
Confira a playlist de Vocação para o mal, inspirado na banda Blue Öyster Cult20 de abril de 2016
“Eu escolho para roubar o que você escolhe para mostrar / e você sabe que eu não vou pedir desculpas / (…) Eu tenho vocação para o mal”. É do refrão da música Carreer of evil, de Patti Smith e Albert Bouchard, que saiu o título do terceiro livro da série Cormoran Strike, assinada por Robert Galbraith, pseudônimo de J. K. Rowling. Fã do trabalho da banda Blue Öyster Cult, formada em Long Island, Nova York, no final da década de 1960, Rowling se inspirou não só em uma das canções do grupo para dar nome ao romance, mas também usa trechos de suas músicas para abrir cada capítulo desta que é a terceira história protagonizada pelo detetive particular Cormoran Strike e por sua assistente Robin Ellacott.
A escolha caiu como uma luva. Uma das principais características da banda iniciada por Donald Roeser e Albert Bouchard, que já passou por diferentes formações e segue na ativa, são as letras inspiradas na literatura de terror e de ficção científica e que falam de maldições e temas sombrios que combinam perfeitamente com a trama do livro.

Blue Oyster Cult, foto de publicidade de 1977
Vocação para o mal tem início quando um misterioso pacote contendo a perna decepada de uma mulher é entregue a Robin Ellacott. Seu chefe, o detetive particular Cormoran Strike, fica alarmado, mas não exatamente surpreso. Afinal, há pessoas de seu passado que ele sabe que seriam capazes de tamanha brutalidade. E a dupla de detetives terá que correr contra o tempo para identificar de quem veio um recado tão sinistro e o que ele significa. Não à toa, a frase “A rock through a window never comes with a kiss”, de Madness to the Method, algo como “Uma pedrada pela janela nunca vem acompanhada de um beijo”, foi escolhida para abrir um dos capítulos iniciais da trama.
E ao longo da narrativa, outros trechos da Blue Öyster Cult parecem ter sido feitos sob medida para a dupla de protagonistas da série, como “I have this feeling that my luck is none too good…” (“eu tenho essa sensação de que minha sorte não é muito boa…”), da música Black Blade, ou “You see me now a veteran of a Thousand psychic wars…” (“Você me vê agora um veterano de milhares de guerras psíquicas…”), de Veteran of the Psychic Wars. É possível encontrar definição melhor para o ex-combatente Cormoran Strike?
#ao #CaçadaVocaçãoParaOMal
Apontado pela crítica estrangeira como o melhor romance de Robert Galbraith desde sua estreia com O chamado do Cuco, Vocação para o mal é um suspense inteligente que mistura pedofilia, assassinatos em série e um distúrbio psicológico raro que faz uma pessoa querer amputar seus membros saudáveis, e mostra também a emocionante história de um homem e de uma mulher numa encruzilhada em suas vidas pessoais e profissionais, lutando contra seus próprios fantasmas. Prato cheio para as canções do Blue Öyster Cult.
Ouça aqui a playlist completa do livro: