Jennifer Clement é finalista do PEN/Faulkner 2015

11 de março de 2015


jennifer

A jornalista, poeta e romancista Jennifer Clement está entre os cinco finalistas do PEN/Faulkner Award for Fiction, mais importante premiação a reconhecer as mais relevantes obras de ficção publicadas nos Estados Unidos. A autora concorre ao prêmio por Reze pelas mulheres roubadas, sensível romance sobre a surreal e brutal realidade das mexicanas que vivem sob a constante ameaça do narcotráfico, lançado pela Rocco em janeiro. Em 2014, Karen Joy Fowler ganhou o PEN com We are all completely beside ourselves, que também será publicado pela Rocco no segundo semestre deste ano.

O vencedor do PEN/Faulkner 2015 será anunciado no dia 2 de maio, em Washington.

Sobre Reze pelas mulheres roubadas

“A melhor coisa que você pode fazer no México é ser uma menina feia”, diz Ladydi Garcia Martínez no início de Reze pelas mulheres roubadas. É por meio da voz direta e irônica da menina que somos apresentados à rotina de Guerrero, interior do México, onde a protagonista e suas amigas passam a infância fingindo-se de meninos e escondendo-se dos narcotraficantes em buracos na terra. Mas nem sempre a estratégia de proteção dá certo.

Contundente retrato do México atual, Reze pelas mulheres roubadas mostra a dura vida na mesma região onde mais de 40 estudantes foram mortos em 2014. A obra é resultado de uma pesquisa de campo de mais de dez anos durante os quais Clement entrevistou assassinas, traficantes de drogas e vítimas da violência que se infiltra pelo cotidiano do país: “logo percebi que o México é um labirinto de mulheres escondidas”, diz a autora em artigo no blog da Rocco. Reze pelas mulheres roubadas, afirma Francisco Goldman em crítica do The New York Times, é “um tributo exuberante e comovente à lealdade, amizade, compaixão e ao amor de suas personagens, mas também ao poder da ficção e da poesia”.

Leia também:
 Como foi escrever Reze pelas mulheres roubadas, por Jennifer Clement

 

TAGS: Jennifer Clement, Reze pelas mulheres roubadas,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *