HORA DE CLARICE: Sétima edição

Projeto celebra data de aniversário de Clarice Lispector
5 de dezembro de 2017


Vem aí mais uma edição do projeto Hora de Clarice, uma homenagem à escritora Clarice Lispector na semana de seu aniversário, 10 de dezembro. Pelo sétimo ano consecutivo, uma série de eventos em diversas capitais e no exterior acontecerão nos próximos dias para celebrar a autora de A hora da estrela e outros clássicos da literatura brasileira. Confira abaixo a programação completa:

Pelo sétimo ano consecutivo, uma série de eventos no Brasil e no exterior serão promovidos em homenagem à escritora Clarice Lispector na semana de seu aniversário, em 10 de dezembro. Esta edição do projeto Hora de Clarice tem como fio condutor os 40 anos do romance A hora da estrela, publicado em outubro de 1977 – e que ganhou nova edição com manuscritos inéditos pela Rocco recentemente – e também os 40 anos da morte da escritora, dois meses depois, em 9 de dezembro, um dia antes de completar 57 anos.

Reunindo profissionais de diferentes áreas, o projeto Hora de Clarice mobiliza especialistas e apaixonados pela obra da autora em diversas cidades do país e do mundo com palestras, debates, leituras, contação de história e outras atividades para celebrar o legado de Clarice Lispector como uma das maiores escritoras do século XX. Confira abaixo a programação (sujeita a acréscimos e alterações).

Todos os eventos são gratuitos.

RIO DE JANEIRO

7 de dezembro

Blooks Livraria (Praia de Botafogo, 316)

19h Ciclo “Clarice Lispector – 40 anos de A hora da estrela“: Palestra de encerramento do ciclo organizado pela Eidtora Rocco em parceria com a livraria Blooks para celebrar os 40 anos de publicação do romance A hora da estrela, com a escritora e ensaísta Rosiska Darcy, membro da Academia Brasileira de Letras e autora de Pássaro louco e Baile de máscaras, entre outros.

Midrash Centro Cultural (Rua General Venâncio Flores, 184, Leblon)

20h Leitura de textos com Ângelo Antônio, exibição de trechos do filme A hora da estrela e conversa com Lícia Manzo e rabino Nilton Bonder.

9 de dezembro

Auditório do Corpo Freudiano Seção Rio de Janeiro (Rua Hermenegildo de Barros, 27, Santa Teresa)

9h “Lispectator”: um dia para celebrar a vida e a obra de Clarice Lispector. Três mesas ao longo do evento, com psicanalistas de diferentes partes do Brasil. Mais informações: https://www.lispectator.com.

10h às 14h “O Rio de Clarice”: passeio idealizado e guiado pela professora e biógrafa Teresa Montero que percorre os caminhos de Clarice Lispector pelo Rio de Janeiro, passando pelos bairros Tijuca, Jardim Botânico e Leme. Ponto de encontro: Estação do Metrô São Francisco Xavier, Tijuca (em frente à bilheteria). *

*Bilhetes de metrô, ônibus e ingresso no Jardim Botânico por conta dos participantes. Maiores informações: oriodeclarice@gmail.com

Livraria da Travessa Shopping Leblon (Rua Afrânio de Melo Franco, 290)

17h “Clarice, Hamlet e Emily Dickinson”: Conversa com a filósofa Dília Gouveia e o editor Pedro Vasquez.

10 de dezembro

Instituto Moreira Salles (Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea)

18h Leitura do romance A hora da estrela com os atores Ana Carina, Raquel Iantas, Charles Fricks e Marcio Vito. Direção de Bruno Lara Resende.

SÃO PAULO

1º de dezembro

Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000, Liberdade)

19h30 “Que mistérios tem Clarice?”: Conversa com a professora Vilma Areas e a tradutora Alison Entrekin. Mediação Deise Getúlia.*

2 de dezembro

Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000, Liberdade)

19h30 “Que mistérios tem Clarice?”: Exibição do filme A hora da estrela, seguida de debate com a diretora Suzana Amaral e Lizette Negreiros.*

*Retirada de ingressos uma hora antes do início dos eventos.

10 de dezembro

Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2424, Bela Vista)

19h “A arte de desaparecer”: bate-papo com a escritora norte-americana Idra Novey sobe a experiência de traduzir A paixão se­gundo G.H. para o inglês e sobre seu roman­ce A arte de desaparecer (Editora 34, 2017), marcado pelo sumiço misterioso de uma es­critora que pode – ou não – ser Lispector. Mediação Alberto Martins.*

*Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Limite de 2 senhas por pessoa.

 BELÉM

7 de dezembro

Saraiva Boulevard Shopping (Av. Visconde de Souza Franco, 776)

19h “A hora da estrela no conjunto da ficção de Clarice Lispector”: Conversa com Nádia Gotlib e Maria de Fátima do Nascimento.

BELO HORIZONTE

10 de dezembro

FNAC BH Shopping (Rodovia BR-356, 3049, Belvedere)

15h “Clarice jornalista”: palestra com a professora Aparecida Maria Nunes.

POÇOS DE CALDAS

9 de dezembro

Instituto Moreira Salles (Rua Teresópolis, 90)

19h Palestra “Clarice Lispector na voz em drama de Maria Bethânia”: palestra com o professor de literatura brasileira Sérgio Roberto Montero Aguiar.

 

TAGS: Clarice Lispector, Hora de Clarice,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *