HORA DE CLARICE: oitava edição

Projeto celebra a obra de Clarice Lispector na data do aniversário da escritora
5 de dezembro de 2018


Vem aí mais uma edição do projeto Hora de Clarice, uma homenagem à escritora Clarice Lispector na semana de seu aniversário, 10 de dezembro. Pelo oitavo ano consecutivo, acontecerão uma série de eventos em diversas capitais para celebrar a autora de A hora da estrela e outros clássicos da literatura brasileira. Confira abaixo a programação completa:

Domingo, 09 de dezembro

 SESC Copacabana (rua Domingos Ferreira, 160)

“Posso falar? Conversas com Clarice Lispector”: Leitura dramatizada seguida de debate, a partir de mais de 20 textos diferentes de Clarice Lispector, entre crônica, romance, novela, conto e entrevistas. Uma discussão sobre a comunicação humana através da palavra e a apresentação de uma escritora que trata não só de temas afetivos (amor, maternidade) mas também de questões sociais, como pobreza, velhice, preconceito e até mesmo demarcação de terras indígenas. Às 18h

Direção: André Paes Leme

Roteiro e Curadoria: Clarisse Fukelman

Elenco: Claudio Mendes, Ester Jablonski e Suzana Nascimento

Debatedoras: Clarisse Fukelman, professora no Depto de Comunicação Social da PUC-Rio, e Sandra Teixeira, psicanalista e jornalista

Segunda, 10 de dezembro

Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente 134)

EDITAR CLARICE LISPECTOR, com Pedro Karp Vasquez: Aproveitando o lançamento de Todas as crônicas, de Clarice L                ispector, em agosto, Pedro Karp Vasquez comentará o processo de preparação desta coletânea, assim como de demais edições especiais da obra de Clarice publicadas pela Editora Rocco sob sua responsabilidade na última década e meia. Evento gratuito. Às 15h.

Terça, 11 de dezembro

Midrash (Rua General Venâncio Flores 184)

A professora e biógrafa Teresa Montero mostra o Rio de Clarice através de sete caminhos claricianos, revelando a cidade onde a escritora viveu durante 28 dos seus 56 anos, tema de seu livro O Rio de Clarice – passeio afetivo pela cidade (Ed. Autêntica). Evento gratuito. Às 20h.

Instituto Moreira Salles – RJ (Rua Marquês de São Vicente 476)

Leitura de Toda as crônicas por Clarice Niskier: para celebrar o aniversário de Clarice Lispector, a atriz Clarice Niskier faz leitura de crônicas da grande escritora brasileira, selecionadas por Eucanaã Ferraz. Evento gratuito. Às 20h.

Instituto Moreira Salles – SP (Av. Paulista 2424)

Como parte da programação do Hora de Clarice 2018, o IMS Paulista promove um encontro com os escritores Andréa Del Fuego e Pedro Karp Vasquez. Del Fuego lerá crônicas clariceanas e, após a leitura, haverá uma palestra com Vasquez, responsável pela obra de Lispector na editora Rocco e organizador do volume Todas as crônicas, lançado este ano. Evento gratuito. Às 20h.

Hora de Clarice internacional 

Paris, concerto, leitura e debate

https://www.espace-des-femmes.fr/la-hora-de-clarice-lispector-2018/ 

Madri, Lançamento de Todos os Contos

http://www.siruela.com/catalogo.php?id_libro=3760&completa=S

 

TAGS: Hora de Clarice,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *