A concepção visual da coleção Entrecríticas
Entrevista com o designer Pedro Lima10 de setembro de 2014
Arte, conexão e movimento norteiam a concepção visual da coleção Entrecríticas, desenvolvida pelo designer gráfico da Rocco Pedro Lima. Sob a organização da escritora, tradutora e professora de teoria literária Paloma Vidal, a coleção investiga as relações entre literatura e outras práticas artísticas contemporâneas. A partir de diferentes perspectivas, os ensaios de autores latino-americanos propõem um espaço teórico que repensa a literatura como um campo não fechado em si mesmo.
Para o desenvolvimento da identidade visual, Pedro Lima partiu de conceitos-chaves da coleção presentes na definição proposta por Paloma Vidal:
Para transmitir as ideias de conexão, movimento e transformação, o projeto destaca a tipografia e desconstrói o texto de capa. A disposição não linear também convida o leitor a girar o livro.
“Quando faço uma capa, sempre busco referências. Queria investir no movimento da tipografia e usar cores vivas para marcar a coleção e, ao mesmo tempo, diferenciar cada um dos volumes”, destaca o designer.
Um dos estudos de identidade visual desenvolvidos:
O formato fora do padrão foi outra estratégia adotada pelo departamento de arte da editora para diferenciar a coleção.
A marca da Entrecríticas reforça os conceitos de movimento e conexão.
belíssimo trabalho. Gostei muito!
Adorei saber mais sobre os bastidores dessa coleção! Muito lindos os livros. Fiquei curiosa para ver a arte do miolo! (Fica a dica!)