O AUTOR
Ronald Davis nasceu em 1949, nos Estados Unidos, e cresceu sendo tachado de “retardado” — o que hoje provavelmente seria chamado de autismo — até o início de sua adolescência. Ele foi um fracasso na educação básica da escola tradicional, porém mais tarde fez cursos técnicos e tornou-se um engenheiro de sucesso, além de homem de negócios e artista. Foi considerado um analfabeto funcional até os 38 anos, quando descobriu como orientar mentalmente suas percepções. Depois disso, dedicou sua vida a ajudar pessoas com o dom da dislexia a se alfabetizarem e recuperarem a auto-estima. Quando não está fazendo palestras ou seminários para a Davis Dyslexia Association International, Davis visita regularmente o Reading Research Council.
O Reading Research Council foi fundado em 1981 por Ronald Davis e pela Dra. Fatima Ali, psicóloga e psicoterapeuta com mais de 50 anos de experiência em educação. A proposta era pesquisar e desenvolver técnicas e procedimentos para corrigir os problemas de leitura. O Davis Dyslexia Correction Center foi inaugurado em 1982 para oferecer programas de correção individualizados para adultos e crianças com transtornos de aprendizagem.
Em 1980, Davis trabalhava como escultor, preparando-se para a aposentadoria depois de uma carreira de sucesso como engenheiro e homem de negócios. Apesar de seu sucesso e de ser um adulto com um QI alto, ele foi considerado um retardado durante a infância. Davis nasceu com autismo e não aprendeu a falar adequadamente até o final da adolescência. A partir daí ele teve que lutar contra uma dislexia severa por mais 20 anos. Até os 38 anos, ele não conseguia ler facilmente um jornal ou até mesmo um cardápio.