Visitamos o set de Meus 15 anos, o filme!
Por Pedro Martins16 de fevereiro de 2017
É o último dia de gravações de Meus 15 Anos. Já são quase 22h, e a cena que vão começar a rodar é relativamente simples: Bia (Larissa Manoela), vestida de debutante, corre chorando por um corredor – deu ruim, certeza! Ainda assim, há no mínimo cem pessoas naquele espaço. Maquiadores, produtores, a diretora e seus assistentes, o diretor de fotografia, os operadores de câmera, de luz e até de uma máquina de fumaça. Ah!, e Luiza Trigo, autora do livro e uma das roteiristas do filme.
É um tango logístico capaz de deixar qualquer um boquiaberto. Isso porque é uma cena simples, lembram? Sem falas, sem nenhum outro ator.
À hora que ouço gritarem o tradicional “Silêncio no set!”, já perdi as contas de quantas vezes chequei se meu celular realmente está no silencioso. Talvez seja melhor até parar de fazer anotações – não me surpreenderia se dissessem que o ruído da caneta no papel atrapalha.
A câmera está ligada. Pessoas importantes estão vidradas no video assist – uma concentração invejável.
“AÇÃO!”
De forma bastante lenta, devo dizer: a cena, que deve ter cerca de dez segundos, demora uma hora e meia entre o primeiro ensaio e a última tomada.
O “Corta!” significa que podemos respirar livremente, voltar a fazer anotações e conversar baixinho. Até que venha o “Silêncio no set!” novamente.
É quase um ritual, e depois de tê-lo acompanhado durante algumas cenas e entrevistado a produção e o elenco do filme, meu bloquinho de anotações estava cheio de curiosidades. Vejam só:
Fotos: Stella Carvalho/ParisFilmes.
Meus 15 Anos chega aos cinemas no fim de junho com a história de Bia, uma menina de 14 anos muito estudiosa que se sente deslocada na escola. A situação fica ainda pior quando a garota descobre que ganhou a tão sonhada festa de 15 anos e sequer tem convidados suficientes para o evento. E agora?!
Leia também: O superpoder de Luiza Trigo.
Pedro Martins, viciado em livros e filmes, descobriu a magia por meio dos escritos de J.K. Rowling aos oito anos. Essa paixão o tornou webmaster do Potterish.com e o possibilitou escrever sobre literatura para diversos portais, incluindo o britânico The Guardian. Mensalmente, ele conversa com os nossos autores e escreve a coluna Conta aí.