Tudo começou em um terreno abandonado. Foi no dia em que uma turma de amigos encontrou a nave espacial de um extraterrestre que tinha como missão impedir a invasão dos terríveis Yeerks. O príncipe Andalita, que chefiava a missão em defesa da Terra, travou uma batalha mortal para mandar a nave-mãe dos Yeerks embora. Não conseguiu. Agora os invasores estão na Terra tentando escravizar a raça humana.
Ferido mortalmente, o Andalita concedeu a Jake, Marco, Cassie, Rachel e Tobias o poder de se transformarem em animais, pois só os Animorphs poderiam combater os Yeerks. Agora restava a este grupo de amigos identificar seus inimigos. Pouco a pouco eles tentam eliminar os locais em que os invasores mais poderosos se reúnem. Começam com o ataque à piscina de alimentação dos yeerks. Invadem a casa de Chapman, um dos controladores-chave, e quase perdem Rachel.
No início tudo parecia estar correndo bem. De repente, o tempo começou a se esgotar. Eles perceberam que o tanque já estava cheio e ninguém conseguia abri-lo. A nave-mãe poderia partir a qualquer momento, mas ninguém tinha como escapar. O mais perigoso dos Yeerks, Visser Três, sequer admitia a possibilidade de perder e seria capaz de qualquer atrocidade para reduzir a pó os defensores do príncipe andalita.
E agora? Como os Animorphs iriam conseguir escapar dessa situação? Eles precisavam desmascarar aquela nave gigantesca. Era a única chance de vencer o inimigo. Só assim todos poderiam vê-la. Pessoas, radares, autoridades... alguém tomaria providências.
Misturando suspense e humor, com interessantes mensagens ecológicas e pitadas de conhecimento sobre mundo animal, Applegate consegue transformar o banal em uma grande e maravilhosa aventura: "Espero que a garotada ajude a salvar o planeta", diz a autora.