Capa do livro Aqui estou

Aqui estou

Autor: jonathan safran foer

Tradução: Daniel Pellizzari E Maíra Mendes Galvão

Preço: R$ 69,50

592 pp. | 16x23 cm

ISBN: 978-85-325-3057-8

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA

Selo: Rocco

COMPRE O LIVRO

Disponível em e-book

Preço: R$ 29,50

E-ISBN: 978-85-8122-682-8

“O melhor e mais cáustico romance de Safran Foer, com tantas doses de dor e arrependimento que às vezes o coração luta para suportar. Aqui estou tem mais vida pulsante do que milhares de páginas de diversos livros bem-intencionados juntos.”

The New York Times.

 

“Aqui estou é um daqueles livros que escava os meandros de um casamento com tanta inteligência, frieza e profundidade que se torna impossível lê-lo e não reavaliar a sua própria família, e seu lugar nela.” – Time

 

“Brilhante, sempre original (...). Com um senso magistral de tempo e de estrutura, Foer espalha pequenas pérolas cômicas ao longo da narrativa.”

– The New York Times Book Review


Após onze anos de espera, Jonathan Safran Foer, um dos mais aclamados nomes da literatura em língua inglesa deste século, retorna ao romance com o cáustico e exuberante Aqui estou. Assim como nos já clássicos Tudo se ilumina e Extremamente alto e incrivelmente perto, o autor apresenta uma narrativa que, partindo do doméstico, transborda universalidade a cada página. Foer capta com precisão o espírito caótico de nosso tempo em uma trama pontuada por casamentos em xeque, cidades devastadas e opiniões polarizadas. Listado como um dos melhores livros de 2016 pela crítica especializada (New York Times, Time Magazine, Times Literary Supplement), Aqui estou é uma obra impactante, engraçada e, acima de tudo, urgente.
 
No Antigo Testamento, antes de ser convocado por Deus a sacrificar o filho Isaac, Abraão responde de forma assertiva: “Aqui estou”. Seja lá o que Deus precise ou queira, Abraão está sempre disponível para Ele – sem condições, reservas ou necessidade de explicações. Mas, em seguida, quando Isaac se dá conta do que está prestes a acontecer e exclama “Meu pai!”, Abraão retruca: “Aqui estou, meu filho!”
 
Como é possível cumprir os deveres conflitantes de pai, marido e filho, esposa e mãe, jovem e adulto, judeu e cidadão do mundo? Direta ou, quase sempre, indiretamente, essa é pergunta que Jacob, Julia e seus três filhos repetem ao longo da narrativa através de mensagens eróticas trocadas em celulares secretos, identidades alternativas construídas em complexas plataformas virtuais, flertes recreativos em lojas de ferragens ou enquanto se preparam para um bar mitzvah que provavelmente jamais acontecerá e assistem pela TV à cobertura da repercussão do terrível terremoto que destruiu Israel.
 
Entre a farsa e a tragédia, capaz de ir do ridículo ao sublime em uma mesma frase, o autor alterna pontos de vista para se armar com ideias e emoções que afirmam e contestam conceitos de felicidade, tristeza, vida, morte, amor, intimidade, sexualidade, religião, ceticismo, tradição, tecnologia, cultura, passado, futuro, o aqui e o agora. Aqui estou é um romance sobre fragmentação (de famílias, sociedades, nações, relações políticas) e distância, mas também a história de pessoas que buscam personalidades integradas e vidas menos divididas – mesmo quando, para isso, alguma destruição seja necessária.
 
Para ser lido e relido por judeus e gentios, Aqui estou surge como trabalho mais completo, ambicioso, idiossincrático e, por isso mesmo, controverso de Foer. Como escreveu o crítico Dwight Garner no New York Times, “Aqui estou tem mais vida que a junção de outras centenas de livros bem-intencionados e bem resenhados”.


Comente  
Instagram

O AUTOR

Jonathan Safran Foer nasceu em Washington, DC, em uma família judia. Atualmente, ele vive no Brooklin e leciona na Universidade de Nova York.

Página do autor +