Capa do livro Quietinho feito um sapo

Quietinho feito um sapo

Exercícios de meditação para crianças (e seus pais)

Autor: eline snel

Tradução: Fabienne W. Mercês

Preço: R$ 24,50

128 pp. | 14,5x22,5 cm

ISBN: 978-85-68696-35-4

Assuntos: MEDITAÇÃO/IOGA/BEM-ESTAR

Selo: Bicicleta Amarela

COMPRE O LIVRO

Disponível em e-book

Preço: R$ 16,00

E-ISBN: 978-85-68696-37-8

O mundo moderno exige de todos um nível de imediatismo, superficialidade e atenção difusa que tem levado à ansiedade, à agressividade, à depressão e aos mais variados graus de dificuldade de concentração. Crianças e adolescentes não estão livres dessas cobranças: na escola e no dia a dia, uma agenda lotada de atividades e compromissos. O uso da tecnologia pede um mergulho no virtual e no viral. Contemplar é verbo que poucos põem em prática. Reflexão e relaxamento são palavras poucos vividas. E os prejuízos colhidos desse estilo de vida cobram seu preço. Mas como fazer para lidar com tantas exigências desde o berço sem criar um adulto mergulhado em estresse?
 
Quietinho feito um sapo, bestseller na Europa que chega ao Brasil pelo selo de bem-estar Bicicleta Amarela, propõe a trabalhar os valores da meditação numa geração mergulhada em imediatismo e interação permanentes. A terapeuta holandesa Eline Snel apresenta os princípios da meditação mindfulness para crianças de uma maneira fácil e divertida. O livro leva a criança a cultivar a presença: da mente; do coração; e do corpo. A presença acontece quando se está atento ao que é mais relevante e mais importante a cada instante.
 
E tudo começa com a respiração. Sabe quando as crianças estão agitadas e não conseguem dormir? Uma profusão de pensamentos impede que relaxem. Que tal estimulá-las a direcionar sua concentração da mente para a barriga? Se elas prestarem menos atenção aos pensamentos que pipocam sem parar na cabeça e lentamente desviarem a atenção da cabeça para a barriga, elas conseguem, com o tempo, se acalmar.  Em sua barriga não há pensamentos, apenas sua respiração, que as fazem mover para cima e para baixo, lentamente, em expansão e retração. Um movimento suave e sedante, que lentamente as fará adormecer. É o princípio do mindfullness – ou esvaziamento da mente. Pensamentos nunca param. Tudo o que se pode fazer é deixar de reagir a eles, de prestar atenção a eles.
 
Eline Snel tem um talento especial para usar o tom certo quando se trata de falar com crianças sobre esses assuntos. Sua abordagem tem um adorável tom de brincadeira, tanto para as crianças menores, quanto para os pré-adolescentes. Ao mesmo tempo em que ela trabalha com algumas das mais sérias preocupações infantis, ajudando a encontrar maneiras criativas de aceitar e trabalhar os pensamentos e emoções da garotada, ela ensina a enfrentar os desafios que são uma parte tão significativa de suas infâncias. Devido a sua leveza e olhar profundamente sincero, Quietinho feito um sapo torna o cultivo da meditação algo parecido com um jogo, uma experiência, não uma tarefa.
 
Os pais também se beneficiam com a experiência. Afinal, para ensinar meditação às crianças é indicado que eles aprendam. Por exemplo, quando os filhos estão agitados e os pais perdem o controle das emoções entrando em estado de ira? Que tal dar um tempo? Isso mesmo: a pausa convida à reflexão e à tranquilidade, ajudando a aplacar a tempestade interior. Esse é o princípio de aprender a lidar com situações difíceis: como se elas fossem ondas. As ondas não vão deixar de vir porque se quer. Então a alternativa é aprender a surfá-las. Pessoas têm problemas. Todos experimentam tristeza e pressão, e sempre existem coisas com as quais se tem simplesmente que lidar. Quando existe concentração, vê-se as “ondas” como elas realmente são, e é possível fazer escolhas melhores e agir em conformidade. É possível tomar consciência da irritação assim que ela desponta em sua mente. Por meio de exercícios, Snel trabalha a paciência, a confiança e o “saber deixar para lá”.
 
Quietinho feito um sapo leva pais e crianças a descobrirem a si mesmos, à aceitação mente e corpo e à sensação de bem-estar e pertencimento. Um livro indispensável para pais, professores e profissionais da área de saúde e infantil.

Confira os áudios com exercícios de mindfulness e outros conteúdos relacionados ao livro na página especial Quietinho feito um sapo.


Comente  
Instagram

O AUTOR

Eline Snel nasceu em 1954. Há mais de vinte anos desenvolve programas de treinamento em meditação e mindfulness. Desde 2004, ministra cursos para adultos, pais e filhos, assim como para educadores e profissionais de saúde. É fundadora da Academia para o Ensino de Mindfulness (AEM) em Leusden, Holanda, onde ela e suas colegas ensinam a professores mindfulness para crianças e adolescentes. Eline também dá aulas na Bélgica, França e Alemanha.

Página do autor +