Capa do livro A instrução da noite

A instrução da noite

Autor: maurício de almeida

Preço: R$ 19,50

144 pp. | 13x21 cm

ISBN: 978-85-325-300-59

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA, FICÇÃO NACIONAL

Selo: Rocco

COMPRE O LIVRO

Disponível em e-book

Preço: R$ 12,50

E-ISBN: 978-85-812-2638-5

Maurício escreve com um único e inegociável compromisso: o de construir sua própria voz.

– José Castello, crítico literário

Depois de anos desaparecido, um pai volta para casa, provocando, além de surpresa, uma avalanche de sentimentos contraditórios nos membros da família. Vencedor do Prêmio SESC de Literatura por Beijando dentes, Maurício de Almeida costura com grande habilidade o drama  psicológico vivenciado por cada um dos personagens de seu intrincado novelo familiar em A instrução da noite, sua  estreia na Rocco. Dialogando com a literatura de Osman Lins e Raduan Nassar, o autor cria belas metáforas para falar de situações e sentimentos como perdas,traição, frustração, solidão, medo e abandono, e dos traumas que cada um carrega, muitas vezes por uma vida inteira, e que influenciam as escolhas que fazemos ao longo dessa mesma vida.

O retorno inesperado do pai ao seio dessa família nuclear, composta pela ex-mulher e filho apenas, causa um enorme mal-estar. A trama é tecida a partir de um monólogo desse filho deixado para trás com Teresa, sua irmã, também desaparecida, com quem planejava, um dia,fugir de casa, mas que vai embora sozinha depois de um acontecimento importante em sua vida.

O narrador vê-se obrigado a ficar para cuidar da sua mãe, e se casa com Alice, enredando-se num relacionamento apático, sem maiores arroubos e desejos, o que também lhe é motivo de tristezas e frustrações. O excesso de medo, a obediência servil, o conformismo acabam por transformar o narrador em prisioneiro de um destino indesejado.

Em conversas imaginárias com Teresa, o narrador dá pistas de sua história e personalidade, marcada pelo desaparecimento do pai, e o sumiço da irmã, sua melhor amiga e única confidente. O narrador desenvolve, então, um sentimento intenso de mágoa e sente-se traído e abandonado por aquela em quem confiava e depositava a coragem que precisava para dar cabo ao seu desejo mais profundo: sair de casa, deixando para trás o seu passado, sua vida incipiente e sem grandes aventuras. Com uma narrativa intensa e cortante, Maurício de Almeida surpreende por imprimir voz própria e marcante em romance sobre o quanto o medo e a impotência podem destruir uma vida.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Maurício de Almeida nasceu em Campinas, em 1982. Formou-se em antropologia pela Unicamp. Seu primeiro livro, Beijando dentes, foi vencedor do Prêmio SESC de literatura 2007.

Página do autor +

MÍDIA

Veja mais notícias +