Capa do livro Emoções e saúde

Emoções e saúde

Um novo olhar sobre a prevenção

Autor: gilberto ururahy e eric albert

Preço: R$ 39,50

224 pp. | 16x23 cm

ISBN: 978-85-68696-19-4

Assuntos: SAÚDE/ ALIMENTAÇÃO

Selo: Bicicleta Amarela

COMPRE O LIVRO

Disponível em e-book

E-ISBN: 978-85-68696-22-4

Com 35 anos de carreira dedicados à Medicina Preventiva, Gilberto Ururahy é o fundador, ao lado de Galileu Assis, da Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico para executivos. Em Emoções e saúde, seu terceiro livro, ele se une ao psiquiatra francês Éric Albert, dirigente do Instituto Francês de Ações sobre o Estresse (IFAS), para mostrar a importância da realização de check-ups periódicos para a manutenção da saúde e ensinar formas de gerenciar o estresse na vida cotidiana. Afinal, como diz o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”.
 
Destinado a qualquer pessoa em busca de saúde e qualidade de vida, o livro é especialmente indicado para executivos, homens e mulheres, que vivem sob pressão constante. Um dos principais objetivos dos autores é apoiar os leitores na gestão de suas emoções – intimamente ligadas à saúde física. Para eles, ser fiel aos próprios sentimentos e cultivar emoções positivas são tão importantes quanto uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos regulares. E se é impossível viver sem estresse em função do excesso de demandas da vida contemporânea, é possível transformar esse estresse numa força positiva e motivadora, em vez de motor para um estilo de vida pouco saudável que abre as portas do corpo para uma série de doenças.
 
Emoções e saúde é dividido em sete capítulos, que explicam de forma clara e objetiva desde o funcionamento do cérebro e a maneira como lidamos com os estímulos externos e internos, passando pela relação das emoções e do estresse crônico com as doenças, até ensinar formas práticas de gerenciar toda essa gama de sentimentos e pensamentos de maneira a minimizar seus efeitos negativos sobre a saúde. Para tanto, é fundamental não só adotar um padrão de vida em que a balança trabalho/cobranças versus vida pessoal/trocas afetivas esteja em equilíbrio, mas também manter um acompanhamento médico periódico, o popular check-up, ferramenta preventiva crucial para conhecer os fatores de risco de cada indivíduo de modo a corrigi-los e evitar surpresas desagradáveis.
 
Ao lado do check-up, vem ganhando força ainda o Wellness Coaching, um conceito inovador baseado na parceria médico-coach que funciona como facilitador para que o paciente consiga quebrar paradigmas e transformar hábitos negativos e pouco saudáveis com o apoio não só do médico, responsável por diagnosticar possíveis problemas e propor as soluções, mas também de um profissional habilitado a ajudar esse paciente a encontrar motivação para realizar de fato as mudanças necessárias. Um passo adiante no universo da medicina preventiva e da saúde de uma forma geral.
 

Leia um trecho +

Comente  
Instagram

O AUTOR

Gilberto Ururahy é médico há 35 anos com longa atuação em Medicina Preventiva e saúde corporativa. Em 1990, com o médico Galileu Assis, desenvolveu a Med Rio Check-up (com duas unidades no Rio de Janeiro). Líder brasileira em check-up médico para executivos, a clínica já realizou ao longo de 25 anos mais de 100 mil check-ups médicos em profissionais das maiores empresas nacionais e multinacionais implantadas no Brasil. É autor de dois livros – em parceria com o médico Éric Albert: Como se tornar um bom estressado (Editora Salamandra, 1997) e O cérebro emocional – As emoções e o estresse do cotidiano (Editora Rocco, 2005). É, desde 2003, responsável pelo Comitê de Saúde da Câmara Francesa no Rio de Janeiro e, desde 2009, da Câmara Americana no Rio de Janeiro. É também membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro e Benemérito da Academia Nacional de Medicina.

Página do autor +