Capa do livro A garota da banda

A garota da banda

Autor: kim gordon

Tradução: Alexandre Matias E Mariana Moreira Matias

Preço: R$ 34,50

288 pp. | 15x22 cm

ISBN: 978-85-68432-35-8

Assuntos: BIOGRAFIA/MEMÓRIAS/DIÁRIOS, MÚSICA

Selo: Fábrica231

COMPRE O LIVRO

Disponível em e-book

Preço: R$ 22,50

E-ISBN: 978-85-68432-37-2

Kim Gordon, baixista e uma das vozes do Sonic Youth, narra sua trajetória da mesma maneira que se apresenta nos palcos. O estilo de A garota da banda é visceral, hipnótico, inusitado, livre de amarras, contido na forma e intenso no conteúdo. Diante de dois términos entrelaçados – o divórcio do guitarrista Thurston Moore e o encerramento das atividades do próprio grupo –, ela toma o fim como o ponto de partida de uma autobiografia que mergulha no passado para compreender o presente e aceitar a chegada de um futuro inesperado.
 
Surgido em Nova York, o Sonic Youth seguiu por três décadas em um caminho paralelo ao do punk e do rock alternativo. Seus integrantes mesclaram música e arte conceitual, se mantiveram no limiar entre o ruído e a canção, influenciaram gerações. E, mais do que servir de inspiração no que se refere à maneira original de tocar seus instrumentos ou à intensidade dos shows, Kim e Thurston se tornaram um modelo de casal para seus fãs. O anúncio da separação foi um baque.
 
Sempre reservada e misteriosa, Kim Gordon decidiu agora contar tudo o que aconteceu. E não apenas sobre o desgaste do relacionamento, mas também a respeito dos bastidores da banda e dos detalhes de sua formação como artista. A narrativa tem início em 2011, durante o último show do Sonic Youth (em um festival em Itu, no interior de São Paulo), em meio a uma noite chuvosa, porém a história remonta a uma ensolarada e colorida Califórnia dos anos 60.
 
Os pais distantes, o irmão esquizofrênico, a paixão pelas artes visuais, os livros, o feminismo, a mudança para a Costa Leste, a música, o casamento, a maternidade, EVOL, Daydream nation, Goo, Neil Young, Kurt Cobain: nomes e eventos vêm e vão de maneira episódica, não linear, subjetiva e sempre fascinante.
 
A garota da banda é um exercício confessional e literário que exala a cada linha a poesia das ruas de uma Nova York que já deixou de existir. Trata-se, a princípio, de um livro memorialístico cujo pano de fundo é um momento ímpar da cultura pop, mas o resultado é uma obra ampla que se mostra relevante a qualquer tipo de leitor. Não é preciso ser grande conhecedor da música de Kim Gordon para se envolver com a vida, os sentimentos e as ideias de uma mulher à frente de todas as suas épocas.

Leia um trecho +

Comente  
Instagram

O AUTOR

Kim Gordon é instrumentista, vocalista, artista visual, produtora musical, diretora e atriz. Ganhou notoriedade como baixista da banda pós-punk Sonic Youth, que ela formou com Thurston Moore e Lee Ranaldo em 1981. Em 1990, dirigiu o videoclipe de “Cannonball”, do Breeders, em colaboração com Spike Jonze. Anos mais tarde, lançou sua própria marca de moda, a X-Girl. Atuou no filme Últimos dias, de Gus Van Sant, e participou de episódios das séries Gossip Girl e Girls. Em 2012, após a dissolução do Sonic Youth, Kim formou o Body/Head com seu amigo Bill Nace. Em junho de 2015, a 303 Gallery, de Nova York, inaugurou uma mostra com seu trabalho.

Página do autor +

MÍDIA

Dama do rock
O Estado de S. Paulo

Na companhia dos homens
Revista Playboy

A grande garota do indie rock
Diário do Nordeste

Veja mais notícias +