Capa do livro Mergulho

Mergulho

Autor: luciano tasso

Preço: R$ 19,50

48 pp. | 21x15 cm

ISBN: 978-85-62500-65-7

Assuntos: INFANTIL, ROCCO PEQUENOS LEITORES

Selo: Rocco Pequenos Leitores

COMPRE O LIVRO

Disponível em e-book

Preço: R$ 12,50

E-ISBN: 978-85-812-2524-1

Dizem que se colocarmos o ouvido numa concha, podemos ouvir as ondas, como se o mar estivesse dentro dela. E se num mergulho, premeditado ou desastrado, você se visse cercado e imerso de mar? É o que nos oferece Luciano Tasso com sua arte no livro ilustrado Mergulho. No livro, o avô pescador conduz o neto numa jornada poética no fundo do mar, onde o garoto vive uma incrível aventura, de cores, sustos e encantamentos.


As manhãs de uma aldeia de pescadores sempre veem um barquinho singrando e acarinhando o mar em busca de peixes. Um velho pescador e seu neto dividem o balanço do barco, o cheiro de maresia, a câmera lenta do céu, os pássaros a planar, o azul do horizonte em amálgama com o azul do oceano, a paciência das varas de pescar, o manejo acrobático da tarrafa.


E, de repente, um mergulho! “Menino ao mar!” Uma gaivota arisca pescou um peixe da tarrafa do garoto. A surpresa desse bote é um mergulho de risos. Mas ainda um susto! Vastidão de azul, azul, azul e mais azul que, sob as ondas e o reflexo espelhado da água, guarda uma variedade sem fim de vidas, segredos, mistérios.


E, agora, guarda um menino. Inundado de descobertas: rodeado por um cardume infinito; nadando preso ao rabo de uma arraia; contemplando a imponência de uma baleia; aterrorizando-se com o peixe-diabo negro, de dentes afiados e uma antena de luz, como uma vara de pescar brilhante. E estrelas! Estrelas-do-mar como as estrelas do céu. Estrelas do céu como as estrelas-do-mar. E um suspiro profundo, como o último. Ou novamente o primeiro.


De volta ao barco e aos olhos do avô pescador, que é uma estrela de amor, um farol de afeto e bem-querer. Teria sido tudo um sonho de mergulho ou um mergulho de sonho? O menino não sabe, talvez nunca saberá. Pouco importa. A noite se aproxima e o barco do velho e seu neto volta para beijar a aldeia beira-mar. Hoje, sob um teto de estrelas, tem história nova de pescador para contar.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Luciano Tasso nasceu em 1974 em Ribeirão Preto, São Paulo. Formado em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes da USP, trabalhou durante nove anos como diretor de arte em agências de publicidade de São Paulo e do exterior. Desenhar, no entanto, sempre foi sua brincadeira favorita. Em 2007, conseguiu transformar sua paixão em ofício. Desde então, atua como ilustrador para livros, revistas e histórias em quadrinhos, além de produzir filmes e séries animadas. Em 2008, venceu o Salão Internacional de Desenho para a Imprensa de Porto Alegre na categoria ilustração editorial. 

Página do autor +