Capa do livro Ronda da noite

Ronda da noite

Autor: patrick modiano

Tradução: Herbert Daniel

Preço: R$ 19,50

128 pp. | 14 x21 cm

ISBN: 978-85-325-0157-8

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA

Selo: Rocco

COMPRE O LIVRO

Disponível em e-book

Preço: R$ 12,50

E-ISBN: 978-85-8122-503-6

Responsável por trazer para o Brasil, na década de 1980, a obra do francês Patrick Modiano, a Rocco volta a ofereceao leitor brasileiro três dos mais emblemáticos romances do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2014, que voltam às prateleiras em nova e sofisticada edição: Ronda da noiteUma rua de Roma e Dora Bruder. As novas edições contam ainda com posfácios assinados por Flávio Izhaki (Ronda da noite), Bernardo Ajzenberg (Uma rua de Roma) e André de Leones (Dora Bruder) e estarão disponíveis individualmente e também num box especial contendo os três volumes.
 
Na sombria Paris ocupada pelos nazistas, os personagens de Ronda da noite esgueiram-se como fugitivos. Cortejando o martírio, o narrador-protagonista do segundo romance de Patrick Modiano se arrisca em um jogo duplo mortal ao trabalhar simultaneamente para a Resistência e a Gestapo. Inspirado na história real de dois colaboracionistas, Henri Lafont e Pierre Bonny, o livro coloca uma questão crucial: como se tornar traidor, como não ser?
 
Reabrindo feridas que os franceses se esforçavam por ocultar, Patrick Modiano ousou trazer para o primeiro plano do debate intelectual o polêmico período da Ocupação. Mas ele não o fez com espírito revanchista nem punitivo, incorporando ao contrário, conforme assinalou um crítico, “os tormentos de uma sociedade, de um país, e misturando-os aos seus”. Ao se debruçar sobre o passado, como quem se debruça sobre um precipício, com sua prosa límpida e irretocável, Modiano procura apenas entender, destacando-se por uma invulgar capacidade de perdoar e amar.
 
Lançado em 1969, Ronda da noite atraiu de imediato a atenção dos jurados do prestigioso Goncourt (o mais importante prêmio literário de língua francesa), que ele viria a receber em 1978, por Uma rua de Roma.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Patrick Modiano, nascido em 30 de julho de 1945 em Boulogne-Billancourt, é autor de romances reconhecidos com numerosos e importantes prêmios, como o da Academia Francesa e o Goncourt. Centrada na interioridade e nas nuances da experiência, sua obra romanesca aproxima-se de uma forma de autoficção em suas incursões por uma juventude distante, em que não raro figuram ecos da ocupação nazista na França.

Página do autor +