Capa do livro Uma rua de Roma

Uma rua de Roma

Autor: patrick modiano

Tradução: Herbert Daniel E Cláudio Mesquita

Preço: R$ 24,50

224 pp. | 14 x21 cm

ISBN: 978-85-325-0255-1

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA

Selo: Rocco

COMPRE O LIVRO

Disponível em e-book

Preço: R$ 16,00

E-ISBN: 978-85-8122-502-9

Responsável por trazer para o Brasil, na década de 1980, a obra do francês Patrick Modiano, a Rocco volta a ofereceao leitor brasileiro três dos mais emblemáticos romances do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2014, que voltam às prateleiras em nova e sofisticada edição: Ronda da noiteUma rua de Roma e Dora Bruder. As novas edições contam ainda com posfácios assinados por Flávio Izhaki (Ronda da noite), Bernardo Ajzenberg (Uma rua de Roma) e André de Leones (Dora Bruder) e estarão disponíveis individualmente e também num box especial contendo os três volumes.
 
Publicado originalmente em 1978, Uma rua de Roma recebeu a um só tempo o Grande Prêmio de Romance da Academia Francesa e o Goncourt, mais importante prêmio literário de língua francesa, assegurando a consagração do jovem Patrick Modiano. No romance, o autor segue as pistas do que restou de lembranças a um detetive particular, evocando o tema que o consagrou: a memória, em constante embate contra o esquecimento.
 
Guy Roland é um detetive particular que sofre de amnésia há quinze anos. Na tentativa de elucidar o segredo de sua identidade, ele sai em busca de pessoas que possam lhe oferecer pistas acerca de seu passado e das circunstâncias que causaram seu problema. Atuando como uma espécie de detetive de si mesmo, ele percorre ruas obscuras e bares enfumaçados de Roma ou de Bora-Bora, em sua incansável investigação.
 
Modiano se apropria de alguns dos recursos narrativos da literatura e do film noir, retrabalhando-os com rara inteligência na insólita busca do protagonista pela própria identidade. O protagonista se insere em ambientes característicos da narrativa policial: ruas mal-iluminadas, bares enfumaçados, apartamentos decadentes. Ele investiga, mas não busca provas – quer apenas o encontro com testemunhas que iluminem, de alguma forma, o seu passado vago e indefinido. O resultado é uma narrativa labiríntica, na qual está em jogo o valor da memória e do indivíduo.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Patrick Modiano, nascido em 30 de julho de 1945 em Boulogne-Billancourt, é autor de romances reconhecidos com numerosos e importantes prêmios, como o da Academia Francesa e o Goncourt. Centrada na interioridade e nas nuances da experiência, sua obra romanesca aproxima-se de uma forma de autoficção em suas incursões por uma juventude distante, em que não raro figuram ecos da ocupação nazista na França.

Página do autor +