Capa do livro O Potencial Erótico de Minha Mulher

O Potencial Erótico de Minha Mulher

Autor: david foenkinos

Tradução: Rejane Janowitzer

Preço: R$ 27,50

156 pp. | 14x21 cm

ISBN: 85-325-1966-0

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA

Selo: Rocco

COMPRE O LIVRO

Colecionador de qualquer coisa, de filipetas eleitorais a embalagens de sabonete, de selos a pés de coelho, Hector Balanchine faz dessa mania sua razão de viver. Desde os 8 anos, cercar-se de objetos inúteis é, para ele, quase uma religião. Coleciona tanto que chega a colecionar coleções. Consciente do caráter psicopatológico dessa compulsão, Hector busca se desintoxicar em mais de uma ocasião, chegando a participar de reuniões dos Colecionadores Anônimos. Debalde.

Hector só será bem-sucedido, paradoxalmente, quando começar uma nova coleção, de um item só, ao conhecer a bela e sensual Brigitte, por quem se apaixona e com quem se casa. Ao resgatar sua capacidade de amar, ele supera sua neurose: passa assim a colecionar sua mulher. Colecionar seus movimentos, as expressões de seu rosto, as variações de sua respiração, os momentos em que ela limpa sensualmente as janelas, de pé sobre uma banqueta... Pensando bem, estaria mesmo curado do antigo vício?

Hector é um homem comum, medianamente culto e simpático, que mantém relações cordiais com os pais idosos e o irmão 20 anos mais velho, com seu peixe "Laranja Mecânica" e com Laurence, uma campeã de pingue-pongue que tem outra mania, apalpar bolinhas... Uma tentativa fracassada de suicídio não chega a deixar seqüelas, ao contrário: é o ponto de partida para a transformação interior do desajustado protagonista, determinado a interromper sua coleção de solidões.

O Potencial erótico de minha mulher é um romance "não-autobiográfico" de David Foenkinos, revelação da literatura francesa. Autor de dois outros romances – Inversion de l'idiotie e Entre les oreilles – e também roteirista de cinema, David Foenkinos foi influenciado por Albert Cohen, Philip Roth e Marcel Aymé. Com uma narrativa a um tempo irônica e séria, este jovem escritor tem o dom de conciliar reflexão e entretenimento, o que não é pouco.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Nascido em Paris, em 1974, David Foenkinos é roteirista de cinema e autor de mais de uma dezena de livros, entre os quais os romances O potencial erótico de minha mulher e A delicadeza, que deu origem ao filme A delicadeza do amor, dirigido por ele e pelo irmão, Stéphane Foenkinos, e estrelado por Audrey Tautou. Saudada por público e crítica, sua obra é traduzida em mais de 20 países. 

Página do autor +