Capa do livro Viagens de Gulliver

Viagens de Gulliver

Coleção Os Favoritos

Autor: jonathan swift

Tradução: Clarice Lispector

Ilustração: Mario Alberto

Preço: R$ 29,00

240 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2015-9

Assuntos: JUVENIL, AVENTURA, CLÁSSICOS ADAPTADOS

Selo: Rocco Jovens Leitores

COMPRE O LIVRO

Obra-prima do escritor irlandês Jonathan Swift, o clássico Viagens de Gulliver, publicado originalmente em 1726, chega às livrarias brasileiras em adaptação feita, em 1973, por ninguém menos que Clarice Lispector. O lançamento faz parte da coleção Os Favoritos, da Rocco Jovens Leitores, que pôs no mercado, no ano passado, uma edição primorosa de outro clássico da literatura universal adaptado pela escritora brasileira na década de 1970, o romance A ilha misteriosa, de Julio Verne. Ambos possuem projeto gráfico diferenciado, assinado pelo ilustrador Mario Alberto.

Em suas “Viagens a diversos países remotos do mundo em quatro partes”, o cirurgião naval Lemuel Gulliver, vítima de um naufrágio durante uma terrível tempestade no mar, no ano de 1699, relata suas experiências em terras diferentes e inimagináveis. Único sobrevivente da tripulação do Antelope, o jovem Gulliver é levado pelas ondas até a desconhecida Lilipute, uma ilha habitada por seres minúsculos que se imaginavam o centro do universo e viviam em guerra por motivos tão fúteis quanto... a forma correta de se quebrar um ovo.

Mas a estranheza de Gulliver aos liliputianos aos poucos cede lugar para uma troca de experiências que leva o médico inglês a questionar os valores da sua terra natal a cada volta para casa. Afinal, Lilipute é apenas a primeira parada das muitas viagens de Gulliver, “a princípio cirurgião e mais tarde capitão de vários navios”. Em sua jornada pelos mares, ele ainda conhecerá lugares e povos tão estranhos quanto Laputa, Broddingnog, habitado por gigantes, e o país dos Houyhnhnms, governado por cavalos que procediam como criaturas racionais.

Em sua bela adaptação do clássico de Jonathan Swift, Clarice Lispector deixou um tesouro para várias gerações de leitores brasileiros, que têm agora a oportunidade de descobrir, ou redescobrir, uma das obras fundamentais da literatura universal. Um livro de aventura, sem dúvida; mas repleto de reflexões sobre a condição humana e críticas à sociedade européia da época, bem ao gosto satírico do escritor irlandês, que foi uma das grandes inspirações do nosso genial Machado de Assis. Mais atual, impossível.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Jonathan Swift nasceu em 30 de novembro de 1667, em Dublin, Irlanda. Órfão de pai, foi criado por um tio carinhoso, estudou na escola Kilkenny e no Trinity College, ambos em Dublin. A batalha dos livros, A história de um tonel, Diário para Stella, Modesta proposição, Versos sobre a morte do Dr. Swift, uma sátira à sua própria morte, e Viagens de Gulliver, um dos clássicos da literatura universal, estão entre os títulos escritos por ele. Morreu surdo e louco em 19 de outubro de 1745 e está enterrado na Catedral de São Patrício.

Página do autor +