Você já ouviu falar em mindfulness? Quietinho feito um sapo é uma introdução a essa técnica de meditação, através de jogos e brincadeiras que podem ser feitos em família, fortalecendo os vínculos entre pais e filhos. De forma clara e acessível, a autora explica o conceito de “atenção plena” – ou simplesmente sentir, aceitar e viver cada momento como ele é – e mostra como essa prática cada vez mais popular pode ajudar as crianças a se tornarem menos agitadas e mais focadas, a dormirem melhor, aliviarem preocupações, raiva e se sentirem mais pacientes e conscientes. Mesclando teoria e prática na medida certa, Quietinho feito um sapo é um lançamento Bicicleta Amarela, o selo de saúde e bem-estar da Rocco.

“...Onde quer que esteja e independente do tempo que tem disponível, você pode incorporar estes exercícios de meditação à rotina da família.”

Antonio Tigre, autor de As Aventuras do Menino Iogue, professor de ioga para crianças, músico e ator.

Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas

A autora

ELINE SNEL nasceu em 1954. Há mais de vinte anos desenvolve programas de treinamento em meditação e mindfulness. Desde 2004, ministra cursos para adultos, pais e filhos, assim como para educadores e profissionais de saúde. É fundadora da Academia para o Ensino de Mindfulness (AEM) em Leusden, Holanda, onde ela e suas colegas ensinam a professores mindfulness para crianças e adolescentes. Eline também dá aulas na Bélgica, França e Alemanha.

Extras

Entrevista

Sapo para colorir

Sapo para colorir

Sapo para montar

Sapo para colorir

Experimente!

Aqui você encontra os exercícios sugeridos no livro, narrados por Joana Cabral, atriz e professora de teatro para crianças e adolescentes.

Exercício 1 - Quietinho feito um sapo

1: Quietinho feito um sapo

Meditação básica (para crianças entre 7 e 12 anos)

Exercício 2 - O sapinho

2: O sapinho

Meditação básica (para crianças entre 5 e 12 anos ou para qualquer um que busque uma versão mais curta ou mais simples do exercício 1)

Exercício 3 - O sapinho

3: Atenção na respiração

Direcionando e alternando sua atenção (para crianças entre 7 e 12 anos ou mais)

Exercício 4 - O Teste do espaguete

4: O Teste do espaguete

Relaxamento (para crianças entre 5 e 12 anos ou mais)

Exercício 5 - O botão de pausa

5: O botão de pausa

Como não reagir sem pensar (para crianças entre 7 e 12 anos ou mais)

Exercício 6 - Primeiros socorros para emoções desagradáveis

6: Primeiros socorros para emoções desagradáveis

(para crianças entre 7 e 12 anos ou mais)

Exercício 7 - Um lugar seguro

7: Um lugar seguro

Visualização (para crianças de todas as idades)

Exercício 8 - A esteira rolante das preocupações

8: A esteira rolante das preocupações

Quando os pensamentos não param de dar voltas (para crianças entre 7 e 12 anos ou mais)

Exercício 9 - Um empurrãozinho

9: Um empurrãozinho

Quando as coisas parecem desalentadoras (para crianças entre 5 e 12 anos)

Exercício 10 - A câmara secreta do coração

10: A câmara secreta do coração

Exercitando a gentileza (para crianças entre 7 e 12 anos)

Exercício 11 - Durma bem

11: Durma bem

(para crianças de todas as idades)

Compartilhe