Melodia mortal

Pedro Bandeira fala sobre seu novo livro, suspense adulto escrito em parceria com o médico Guido Levi
14 de março de 2017


9145682366_4548850b61_oNuma conversa descompromissada, o médico Guido Levi, amante da música e da literatura policial, contou-me de seus planos de escrever artigos examinando, à luz dos conhecimentos da medicina contemporânea, os indícios possíveis de serem levantados sobre as mortes polêmicas de alguns grandes compositores da música clássica.

De que realmente teria morrido ­Mozart? Assassinado por Salieri? E ­Tchaikovsky? Cólera ou envenenamento? Por que Schumann tentou suicidar-se? E Vincenzo Bellini? Foi realmente assassinado por seus hospedeiros? ­Chopin morreu mesmo tuberculoso? E Beethoven? Uma vítima do alcoolismo? Por ocasião do falecimento destes e de tantos outros grandes músicos, a medicina de suas épocas era incapaz de diagnósticos precisos na hora de redigir seus atestados de óbito. Mesmo atualmente, com tudo o que a ciência já progrediu, não poderemos afirmar com certeza que este ou aquele compositor morreu disto ou daquilo, de modo a enterrar definitivamente qualquer controvérsia.

melodia-capaImpossível, mas saborosíssimo, pensei! E propus-lhe então reunir tudo isso num livro, mas, além da ciência da dúzia de médicos contemporâneos que o Guido convocou para ajudá-lo, imaginei lançar mão da argúcia de alguém realmente capaz de uma investigação profunda e eficaz. E quem senão Sherlock Holmes, ainda mais que seu melhor amigo era um médico que poderia auxiliá-lo na parte científica? Com isso em mente, convidamos justamente o doutor John H. Watson, que gentilmente concordou em colaborar conosco e, com seu estilo tão pessoal, tão cuidadoso nos detalhes, narrar-nos as ações de Holmes nessa empreitada, antes que médicos da atualidade dessem seus diagnósticos.

E o resultado, se não conseguiu dirimir perfeitamente as dúvidas que rondam as biografias desses artistas, foi, pelo menos, muito divertido! Nós, o Watson, o Guido Levi e eu, nos divertimos muito e temos certeza de que você, além de se divertir, aprenderá um bocado!

Pedro bandeira

TAGS: compositores, Guido Levi, John H. Watson, Melodia mortal, música clássica, Pedro Bandeira, Sherlock Holmes,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *