JOHN GRISHAM

O AUTOR

John Grisham nasceu em 8 de fevereiro de 1955, na cidade norte-americana de Jonesboro, no Askansas. Quando criança, sonhava ser jogador de beisebol. Jogou algumas vezes como quarterback no time de futebol americano dos Chargers, no Colégio Southaven, no Mississipi. Acabou, por fim, escolhendo o Direito como sua área de atuação, tornando-se advogado especializado em defesa criminal e processos por danos físicos.

Sempre envolvido em muitos processos, começou a escrever nas poucas horas vagas que sua carreira como advogado lhe permitia. Foi um de seus casos, o de uma vítima de estupro de apenas 12 anos, que o inspirou a escrever sobre o universo jurídico. O resultado foi seu primeiro romance, Tempo de matar, publicado em 1988. Com o sucesso do livro seguinte, A firma, que teve os direitos vendidos para a Paramount Films, o trabalho de escritor deixou de ser apenas um hobby, tornando-se mais importante do que a prática da advocacia.

Nos anos seguintes, tornou-se ainda mais popular e chegou ao topo das listas dos mais vendidos com O dossiê pelicano e O cliente. Hoje, ele é um dos autores mais lidos nos EUA. Vários de seus livros foram adaptados para o cinema, tornando-se filmes de sucesso, como A firma, O dossiê Pelicano, O cliente e O homem que fazia chover. O inocente, lançado em 2006, teve os direitos comprados pelo ator George Clooney.

John Grisham escreveu mais de 20 romances em mais de 20 anos de carreira, além de um livro de não ficção, uma coleção de contos e três romances para jovens leitores, todos publicados no Brasil pela Rocco.

Comente  
Instagram