Livro do historiador Iain McCalman revela a biografia do fascinante conde de Cagliostro, homem que inspirou A flauta mágica, de Mozart, e Fausto, de Goethe.

“Conde de Cagliostro foi um titã da história da cultura ocidental”
Walter Benjamin.



“ Na longa e célebre história dos vigaristas e charlatões, Cagliostro ocupa um lugar de honra especial.”

Peter Gay, autor de Freud – Uma vida para o nosso tempo e Guerras do prazer.

 

Santo ou pecador, charlatão ou profeta – ninguém sabe ao certo o que foi o conde. Um dos homens mais fascinantes de todos os tempos, Cagliostro teve uma vida turbulenta: entre outras passagens, foi expulso da Rússia por Catarina, a Grande, trancafiado na Bastilha por Maria Antonieta e perseguido pela Inquisição. Célebre alquimista, membro da Maçonaria Egípcia e astrólogo, ele inspirou teorias e mais teorias a seu respeito – só para citar algumas, diziam que o conde era herdeiro dos Cavaleiros Templários na missão de destruir a Igreja Católica e que o Holocausto, em parte, foi culpa sua . O fato é que, até hoje, muitos ocultistas dizem ser a reencarnação do misterioso siciliano e médiuns de toda parte garantem receber mensagens do conde. É por essas e outras que o Dicionário Webster de Sinônimos e Antônimos aponta Cagliostro como sinônimo de magia.

Agora, convidamos você a mergulhar na história e acompanhar os passos do homem que inspirou A flauta mágica, de Mozart, e Fausto, de Goethe. Embarque nesse misterioso passeio pelo século XVIII, um deslumbrante retrato panorâmico da sociedade européia da época.

O último alquimista é uma fascinante e bem documentada biografia do conde de Cagliostro, um homem que marcou a segunda metade do século XVIII com suas idéias revolucionárias e suas mil e uma faces – maçom, xamã, profeta, sedutor, vigarista, ladrão e herege são apenas algumas delas. Uma personagem que, com certeza, vai despertar grande interesse em leitores de perfis variados. Dos mais céticos, que só se prendem aos fatos históricos, aos aficionados por mistérios religiosos e espirituais, todos vão adorar a obra que conta a história de “um titã da história da cultura ocidental”, como define o filósofo Walter Benjamin.

Escrito pelo respeitado historiador Iain McCalman, O último alquimista é uma deliciosa narrativa que explica por que o conde de Cagliostro vem despertando sentimentos tão diferentes nos homens há 250 anos – do mais puro encantamento ao ódio profundo. De acordo com Peter Gay, autor de Freud – Uma vida para o nosso tempo e Guerras do prazer, “na longa e célebre história dos vigaristas e charlatões, Cagliostro ocupa um lugar de honra especial”. Ainda segundo ele, o livro “escrito de maneira uniforme, apoiado em uma pesquisa acurada e apresentando argumentos persuasivos, é puro prazer”.

 





Título:
O ÚLTIMO ALQUIMISTA
Autor:   Iain McCalman  
Tradução::   Geni Hirata  
Páginas:   288  
Preço:   R$ 35,00  
ISBN:
  85-325-1749-8
 
Formato:   14 X 21 cm  
Lançamento:
 
setembro/outubro 2004
O livro
O autor
Material Estrangeiro
Imagens para download
Versão para impressão

Assessoria de Imprensa
Gerente: Anna Accioly (21) 3221-5379 —accioly@rocco.com.br
Coordenação: Cintia Borges (21) 3221-5390 —divulgacao@rocco.com.br
Secretária: Andréa Ribeiro (21) 3221-5379 —imprensa@rocco.com.br

Editora Rocco – Rua Rodrigo Silva, 26 – 4º andar - 20011-040 – Rio de Janeiro - RJ - Tel.: (21) 2507-2000 – Fax: (21) 2507-2244
E-mail rocco@editorarocco.com.brwww.rocco.com.br - Ligação gratuita 0800216789